Um homem percorre o mundo inteiro em busca daquilo que precisa e volta a CASA para encontrá-lo.
George Augustus Moore
Casas em Madeira
Sob a insígnia Velharias de Janas®
Em 2007, Carlos Brandão Rodrigues abraça o desafio de um antigo cliente, motivado pela experiência da marca que há mais de 20 anos trabalha a madeira com paixão e arte. Desafio superado, rapidamente torna-se numa nova área de negócio e Carlos Brandão Rodrigues cria, em 2012, a empresa Mood4wood - Soluções de Construção, S.A., de modo a garantir, com o respetivo alvará, a construção das Casas em Madeira "Velharias de Janas®".
As casas destacam-se pela sua arquitetura, com a sua estética marcante e singular, e pela elevada qualidade de construção. Os materiais são rigorosamente selecionados e adequados às caraterísticas do lugar e do tipo de construção desenvolvida, enquadrando-se nas disposições específicas regulamentares do local, procurando encontrar as melhores soluções que assegurem a sua conjugação equilibrada, não esquecendo atributos como o custo, durabilidade, manutenção e segurança. Cada projeto é único e corresponde às caraterísticas do terreno, à sua envolvente, necessidades e gosto do cliente.
A empresa promove a utilização de sistemas construtivos ecossustentáveis através da utilização de madeira lamelada, proveniente de florestas sustentáveis e certificadas do norte da Europa, com tratamento ignífugo e antixilófago. O sistema baseia-se estruturalmente na aplicação de paredes duplas em madeira, com isolamento termoacústico e impermeabilizante no interior, incluindo pilares, asnas e demais elementos estruturais no mesmo tipo de madeira.
A Mood4wood disponibiliza aos seus clientes a execução de obras "chave na mão", desde a execução do projeto de arquitetura e especialidades, incluindo o mobiliário (cozinha, roupeiros, armários de casa de banho, etc.), todos os materiais de revestimento e acessórios (eletrodomésticos, louças sanitárias, iluminação, piscina, deques, etc.), passando pela construção e montagem no local, e culminando com um serviço de decoração que convida os clientes a entrar na nova casa apenas com a mala da roupa.
Se pretende construir temos a solução ideal para si - contacte-nos!


Vantagens
Ecológicas - As Casas em Madeira "Velharias de Janas®" são ecologicamente sustentáveis. A madeira é um produto natural, com baixo consumo de energia necessária à sua transformação, ao contrário dos materiais das construção tradicionais, e um produto reciclável, biodegradável, com grande longevidade, leve e muito resistente. Na construção das nossas casas utilizamos madeiras lameladas certificadas, provenientes do Norte da Europa.
Rapidez de Construção - variando de acordo com o nível de pré-fabricação utilizado a construção é sempre mais rápida que uma construção em alvenaria/betão.
Conforto - A madeira é um regulador natural da temperatura e da humidade, o que potencía um ambiente acolhedor, relaxante e saudável.
Integração com o meio-ambiente - Devido às suas características, as nossas casas de madeira integram-se perfeitamente em todos os ambientes, sendo ao mesmo tempo discretas e sofisticadas.
Eficiência energética - Conjugando as capacidades isolantes da lã de rocha e da madeira, as casas de madeira são muito eficientes termicamente, permitindo uma grande poupança de energia (cerca de 30%), relativamente à construção tradicional.
Resistência antissísmica - A madeira é um dos materiais de construção mais flexíveis, sendo a sua relação resistência/densidade uma das mais favoráveis. As estruturas feitas com madeira nórdica laminada têm uma grande estabilidade e resistência aos sismos.
Sistema Construtivo
Fundações - As nossas casas são normalmente apoiadas em fundações directas tradicionais constituídas por sapatas e lintéis em betão armado. Poderá também ser utilizada uma solução de ensoleiramento geral (laje de grande superfície e espessura reduzida).
Paredes- As paredes exteriores são duplas em madeira lamelada bizotada com 35 + 35 mm e caixa de ar de 56 mm. A caixa de ar é preenchida com lã de rocha PN70 e uma membrana em polipropileno não-tecido, permeável ao vapor e impermeável à água em estado líquido.
Coberturas - A cobertura interior é constituída por tábuas de forro macheada, com isolamento em poliestireno expandido (XPS) e membrana em PES permeável ao vapor e impermeável à água em estado liquido. Para o topo da cobertura é usado preferencialmente o colmo, podendo ser utilizados outros materiais.
Caixilharias - Habitualmente a caixilharia exterior é executada em madeira de pinho nórdico com 60 mm de espessura, com vidro duplo do tipo Planilux de 5 mm + caixa de ar de 12 mm + Planitherm de 6 mm.
Pavimentos - Os acabamentos são definidos de acordo com os desejos do cliente, sendo os mais comuns o pavimento flutuante nas salas e quartos e os revestimentos cerâmicos nas instalações sanitárias e cozinha. No exterior são amplamente utilizados os deques em madeira exótica.
Paredes e Tetos - Também definidos de acordo com o cliente, o acabamento tradicional das paredes interiores e tetos é a pintura sobre madeira ou gesso cartonado. Nas zonas de duche são usados revestimentos cerâmicos devidamente impermeabilizados.








































